Construa você mesmo sua casa pré-fabricada. É mais barato!

A construção de uma casa envolve diversos fatores entre grande esforço, dedicação e sobretudo bastante dinheiro. Por ser um projeto complexo que envolva diversas etapas e muitos detalhes, os custos para execução de uma obra desse tipo geralmente são altos e costumam ficar acima dos valores planejados porque existem diversos detalhes e muitos imprevistos acontecem durante o projeto de construção de uma casa.


construir casas pre fabricadas - Construa você mesmo sua casa pré-fabricada. É mais barato!

Os custos da construção de uma casa envolvem aquisição de materiais, contratação de serviços (o que é bastante necessário) e sobretudo os custos com a mão de obra, com construtor, pintor, instalador elétrico, arquiteto, engenheiro e outros. Dependendo do projeto que você for executar o custo com a mão de obra poderá até ser maior que o custo com os materiais embora isso nem sempre seja verdade. Uma coisa é certa: a mão de obra onera bastante o custo da construção de uma casa.

Uma iniciativa que pode ser tomada é você mesmo construir sua casa. Basta investir em cursos em áreas como: eletricista, mestre e obras e outros. Essa idéia é uma saída excelente para aqueles que querem economizar, pois a obra sairá quase pela metade do valor que você pagaria.

Alguns cursos você pode encontrar no SENAI, mas também em escolas especificas em sua cidade e região. Não é tão difícil construir uma casa, mas é necessário saber fazer as coisas certas e não apenas aquilo que achamos correto.


As vantagens de você mesmo construir sua casa é o custo que cairá muito e ainda a possibilidade de você ter certeza de que esta realizando um bom trabalho. Existem muitas reclamações quanto a qualidade do trabalho e a má utilização de materiais de construção entre outros. Tudo isso você pode minimizar e até mesmo resolver se colocar a mão na massa e construir sua própria casa. Porém lembre-se de que uma casa é uma moradia de pessoas e, portanto antes de tudo ela precisa ser segura. Não faça nada que você não saiba fazer ou que não poderá garantir a segurança das pessoas que estiverem lá dentro.

Leia também: Tudo sobre casas de PVC

Materiais

  • Faça uma pesquisa e analise diversos orçamentos, de diferentes empresas.
  • Lembre-se de conferir a autenticidade da construtora junto ao Procon, telefones disponíveis, CNPJ e, se possível, projetos já concluídos feitos pela construtora.
  • Caso opte por uma casa pré-moldada de madeira,verifique a origem da matéria-prima e certifique-se de que a mesma é autorizada pelo Ibama, garantindo a autenticidade e qualidade do seu imóvel.

Casas pré-moldadas decoradas

Independentemente do tipo de imóvel pré-moldado escolhido, a decoração do interior da casa pode ser adaptada e personalizada de acordo com suas preferências. Porém, existem alguns macetes de decoração que podem ser incorporados de forma prática e rápida sem comprometer a estrutura da casa.

Papel de parede vinílico e azulejos adesivos

Tendência que veio para ficar, o papel de parede vem se difundindo e aparecendo em versões cada vez mais versáteis. O papel de parede vinílico é fácil de aplicar, lavável, resistente à luz e altamente durável, o que o torna uma ótima opção para ambientes de grande circulação, como a sala de estar.

Já os azulejos adesivos podem te ajudar mudar o visual de um cômodo de forma prática e rápida, pois também são de fácil aplicação, sem a necessidade de grandes reformas. Que tal levar um pouco de cor para a parede onde se apoia a pia de cozinha? Ou então, dar ainda mais destaque ao banheiro com adesivos de azulejos em volta do espelho? Abuse da criatividade!

Ambas as opções possuem grande quantidade de estampas e padronagens, podendo ser trocados sempre que desejar renovar o visual do cômodo.

Cimento queimado

O cimento queimado se tornou um dos queridinhos do mundo decorativo por ser resistente, durável, de baixo custo e de fácil manutenção. Composto por cimento, areia e água, o que dá a esse revestimento o efeito de “queimado” é a adição de pó de cimento na mistura ainda úmida. É chamado de monolítico por não necessitar de rejunte, o que também garante uma sensação de amplitude no ambiente.

Sua popularidade se deve pela sua versatilidade, já que pode ser usado para pisos, paredes, tetos e até para produção de banheiras e pias. Atemporal e democrático, combina com diferentes tipos de decoração, da rústica à contemporânea. Na sala, por exemplo, você pode combinar os tons de cinza cimento queimado com móveis coloridos, reforçando a proposta moderna.

Móveis multiusos

Além de versáteis, os móveis multiusos ajudam a organizar e otimizar espaços da casa. Um sofá-cama na sala, por exemplo, pode ser um ótimo investimento na hora de receber visitas em casas compactas.

Camas com gavetas embutidas na parte inferior oferecem mais espaço na organização do quarto e dão lugar para armazenamento de peças maiores, como roupas de cama e edredons.

Um pufe baú serve de assento adicional em confraternizações e também para guardar livros e outros acessórios na sala.

Hoje em dia é possível encontrar uma vasta seleção de móveis multifuncionais que levam maior praticidade ao dia a dia.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *