Casa de madeira pré-fabricada vale a pena?

As casas pré-fabricadas são bastante interessantes, mas será que realmente vale a pena investir em uma casa desse tipo?
Dentre principais benefícios da construção pré-fabricada está o custo e o tempo de montagem da mesma.


casa pre facricada madeira 1107547 - Casa de madeira pré-fabricada vale a pena?

Pelos valores apresentados pelas fabricantes, o custo da casa fica em pelo menos 50% do valor que as pessoas costumam gastas para construir uma casa comum de alvenaria, isto considerando que as duas tem mais ou menos o mesmo tamanho. Se levar em conta que as pessoas trabalham com a ideia de uma construção econômica, o valor desta casa de madeira seria proporcionalmente mais baixo ainda em relação à demais construções de padrões mais elevados.


Casas de madeira

Confira alguns detalhes que nem todos falam a respeito das casas de madeira:

Calor

As empresas alegam que há uma rápida transferência de calor do ambiente externo para o interno, isto é, ela esquenta fácil e esfria fácil. A exposição ao sol no verão pode gerar um ambiente bastante quente durante o dia, embora o calor possa ser dissipado durante a noite e esta seria um pouco mais agradável.

Se você visitar locais frios, aqui mesmo no Brasil, perceberá que o uso de casas de madeira é muito mais comum. A região sul do Brasil é um exemplo, no estado de São Paulo mesmo temos a cidade de Campos do Jordão que é a mais fria do estado e uma das mais frias do país devido a sua altitude. Lá chalés e casas de madeira são muito mais comuns do que nas demais cidades do estado com clima quente.

Fungos e cupins

É possível que ocorra o ataque de fundos e cupins, por isso há uma recomendação de evitar lugares úmidos e outros cuidados. De fato a madeira é um material que pode ser atacada por esses parasitas e em termos de casas sempre fica a dúvida se todo o cuidado necessário foi feito para evitar esses problemas.

Conheça: Tudo sobre casa de Madeira 

Barulho e odor

Outra hipótese seria a de ter um pouco de barulho. Já a questão do odor, acontece no início, mas com o tempo ele tende a desaparecer.
Barulho de fato ocorre, visto que a madeira por natureza irá reagir ao contado de sapato ou outro tipo de atrito com barulho. O odor pode sim dissipar com o tempo.

As casas de madeira são ou não mais baratas?

Foi-se o tempo em que as casas de madeira eram muito mais baratas que as casas de alvenaria. Hoje, as coisas são diferentes, há mais rigor e controle quanto a produção da matéria-prima como a exploração da mesma, fazendo com que o preço da mercadoria suba, elevando os custos da construção.

Uma casa feita em madeira maciça, o preço pode variar de R$ 1.300 a R$ 1.650 o m². “Hoje em dia com a escassez de matéria-prima de boa qualidade, a casa de madeira maciça fica com um custo final muito próximo do preço da casa de alvenaria. Se uma empresa oferecer este tipo de imóvel com diferença de preço superior 15% um do outro, pesquise o tipo de material que será entregue para não comprar uma coisa achando que é outra”, diz Denison.

De fato os modelos de casas pré-fabricadas apresentam preços muito similares a outros sistemas construtivos, os valores para as construções de estilo wood frame geralmente representam 90% do custo de uma construção em alvenaria.

Conclusão

Os aspectos acima são apenas alguns de uma lista enorme de observações que uma pessoa precisaria fazer antes de tomar a decisão de trocar a construção de uma casa de alvenaria por uma casa de madeira. Contudo a julgar pelo preço e em certas ocasiões, acho que vale a pena você conhecer e analisar se é aplicável ao seu caso ou não.

Na hora de comprar uma casa pré-moldada, fique atento a alguns pontos. O primeiro deles é dar à empresa todas as informações sobre o terreno, como inclinação e tipo de solo. Antes de fazer a casa, é importante que o terreno seja visitado para que se possa decidir sobre a melhor posição da casa em relação ao sol.

Preste bem atenção ao assinar o contrato e certifique-se de que tudo que foi combinado está escrito nele. Investigue também se não há reclamações em órgãos de defesa do consumidor contra a empresa escolhida. Reserve um dinheiro extra para o caso de haver algum imprevisto durante a instalação da casa.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *