Como uma casa pré-fabricada é construída?

Antes de mais nada é necessário ter um terreno em boas condições e se possível infra-estruturado, ou deixá-lo aos cuidados de uma empresa para que o serviço seja feito.


a86308 9fc5a3b1e46240c9a078bc9f1595bb6a mv2 - Como uma casa pré-fabricada é construída?
As casas pré-fabricadas são montadas de dentro para fora, sendo feitas na ordem seguinte, podendo demorar de uma semana até três meses, dependendo da quantidade de personalizações desejadas pelo futuro morador.

Tipos de casa pré-fabricada

Criada para facilitar o processo de quem deseja ter um lar, a casa pré-fabricada é denominada dessa forma devido a algumas partes do processo da construção serem feitas de forma industrial.
As casas pré-moldadas podem ser encontradas em alguns modelos. Entre eles, o de madeira, concreto e alvenaria. Um exemplo disso são as paredes, que podem ser painéis de concreto, moldados em uma usina e montados apenas no local onde será erguida a casa.

Casas pré-fabricadas de madeira

Estas são uma das mais famosas. São fáceis e rápidas de serem montadas, resistentes, possuem ótimo isolamento acústico e, com a devida manutenção, podem durar até 100 anos.
Outra vantagem da madeira é seu isolamento térmico, que faz com que a casa fique mais quentinha no inverno e fria durante o verão.


Casas pré-fabricadas de concreto

Também prática, rápida e com um custo-benefício grande, a casa pré-moldada de concreto é escolhida através de uma planta ou projeto, mas tem a vantagem de ser levantada em blocos de concretos prontos, tornando o processo mais ágil.

Casas pré-fabricadas de alvenaria

Assim como a de concreto, a casa pré-moldada de alvenaria é construída por blocos, que são elaborados em um local remoto e transportados para o espaço onde será construída a casa.
Sua aparência não difere muito de uma propriedade de alvenaria tradicional, mas possui a vantagem de levar menos tempo de ser erguida e ser mais barata.

Vantagens de morar em casas pré-fabricadas

• Construção eficiente: A produção em série de peças que se encaixam e são elaboradas em grandes quantidades fazem com que a montagem seja feita de forma rápida e exata. A variação de peças é pequena, já que foram elaboradas em escala industrial, originando de um mesmo molde.

• Mão de obra com custo reduzido: Isso ocorre tanto na fabricação das peças e quanto na execução do trabalho, devido à facilidade que elas proporcionam no canteiro de obras. Isso pode gerar uma economia que varia de 15% a 25% se comparada a uma construção de casa tradicional.

• Novos custos dificilmente acontecem: O custo da obra é determinado no início do processo, na maior parte dos casos, evitando surpresa nos gastos da obra e garantindo segurança e tranquilidade para o proprietário.

Construção das casas pré-fabricadas como é feita?

1. O chão é montado primeiro. Existe geralmente uma moldura de madeira por baixo do chão, onde os painéis da parede são depois acoplados;

2. Em seguida, os painéis das paredes são montados e presos com pregos e parafusos;

3. Assim que a estrutura da casa está no lugar, é instalada a rede elétrica de gás e água, bem como o revestimento da parede e teto;

4. O telhado é colocado;

5. São adicionados os acabamentos, tanto interiores como exteriores.

O transporte é feito com consciência dos obstáculos, sendo normal os construtores avaliarem os mesmos. É recomendável a contratação de um empreiteiro que possa verificar a condição dos materiais, pois o transporte é sempre imprevisível. Deverá existir uma fundação construída quanto da chegada da casa para que esta possa ter um sítio onde pousar.

Quando a casa chega, é descarregada por uma grua e colocada na fundação. Toda a armação pode ser construída em apenas um dia, sendo que depois são instalados os seguintes componentes: soalhos, escadas e todos os extras. Existem algumas variáveis, mas praticamente todos os construtores garantem a entrega da casa de 3 semanas a 3 meses.

One thought on “Como uma casa pré-fabricada é construída?

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *