A modernidade hoje em dia está presente nas vidas de praticamente todas as pessoas. Computadores, celulares e seus aplicativos que fazem de tudo e outros equipamentos, os gadgets que nada mais são do que dispositivos capazes de se conectar entre si através da rede e interagir como um só em simbiose.
Nossas casas estão apenas se adaptando a essa realidade com equipamentos incríveis e com inteligência artificial para nos trazer conforto e comodidade. Explicaremos nesse artigo quais são essas tecnologias que já estão sendo empregadas nas casas atuais e serão cada vez mais comuns de hoje em diante.
Conheça as Construções Mais estranhas já feitas
Geladeira com tela translúcida, sistema operacional e internet
Existem geladeiras tecnológicas que possuem acesso a internet, tela touch screen, sistema operacional e assistente pessoal. A tela também pode ser utilizada como um painel translúcido, permitindo ao proprietário saber o que tem por dentro da geladeira sem para isso ser necessário abri-la.
No modo tela dessas geladeiras é possível consultar sua conta de email, acessar sites, ouvir música tanto dentro quanto fora da geladeira, assim como deixar lembretes. Essas geladeiras estão sendo produzidas por diversas marcas e sendo lançadas, inclusive, nesse momento.
Fornos inteligentes
Normalmente essa alta tecnologia vem sendo empregada em fornos de embutir que possuem habilidades smart. Smart é uma palavra do inglês que significa inteligente fazendo desses fornos capazes de muitas coisas.
Esses fornos contêm telas que dizem a temperatura atual, dispositivos capazes de desligar o forno no momento exato em que a comida fica pronta, disponibilizam receitas através de modernos censores é capaz de atestar até mesmo a temperatura interna do alimento. É só enfiar um espeto de metal na comida e saber se está perto de ficar pronta.
Aplicativos capazes de controlar a casa inteira
Este é provavelmente o principal pilar de sustentação das casas inteligentes e conectadas. A capacidade de uma casa inteira funcionar como se tivesse um cérebro com todos os dispositivos tecnológicos trabalhando em harmonia.
Por exemplo, através de um aplicativo de celular é possível controlar a temperatura da geladeira, ter as luzes acesas ou apagadas, controlar se o forno está aceso ou não, controlar sensores de movimento para saber se tem alguém em casa, controlar o ar condicionado para não trabalhar enquanto não tem ninguém em casa e ligar para ir baixando a temperatura quando você está perto de chegar etc. Não há limites para o que os aplicativos podem fazer pelas casas inteligentes.
Lavadoras inteligentes com Wi-Fi e ciclos que protegem as roupas
Além de poder ser controlada por aplicativos essas incríveis lavadoras são capazes de criar ciclos adaptados a todos os tipos de roupas. Esses aplicativos são de fácil entendimento ajudando a compreender aquelas etiquetas indecifráveis das roupas, ajudando a lavá-las da maneira correta.
Robôs assistentes
Robôs que limpam a casa conversam com o proprietário, organizam os horários e controlam os eletrodomésticos através de uma rede controlada por inteligência artificial. Tudo isso já é realidade em algumas casas de milionários no Japão, mas já existem projetos para comercializar esses assistentes em larga escala. Seria incrível não?
Hubs que controlam o humor da casa
Hub é um pequeno cubo inteligente com muitas potencialidades. Com ele você pode controlar com toques simples de um botão, em um pequeno controle quadrado sem teclas visíveis, a iluminação, música e até mesmo pode ligar a televisão da sua casa. A comunicação entre o hub e os aparelhos é feita através de Bluetooth, que é a tecnologia de conexão sem fio entre aparelhos, mais utilizada atualmente.
Sensores que comandam a cozinha
Voltando para a parte mais importante da casa, existem censores que tornam a cozinha autônoma, impedindo que a comida queime, através da percepção de fumaça. Seria possível também controlar o forno micro-ondas, geladeira e todos os aparelhos da cozinha, bem como a iluminação e temperatura geral do ambiente.